No dia 22 de Setembro, no Estoril, Damon Hill arrancou da pole position e manteve a mesma durante 15 voltas.
Atrás de si, vinham Jean Alesi, Michael Shumacher e Jacques Villeneuve.
Villeneuve, um já experiente piloto de Formula Indy, usou a sua perícia em ovais para ultrapassar Schumacher pelo exterior da curva Parabólica para aplausos da sua equipa e de todos os espectadores nas bancadas. A vantagem de Damon Hill passou de 9 segundos para metade quando o mesmo foi à box ao mesmo tempo que Villeneuve. Após a breve paragem nas pits, a diferença passou para 2 segundos. Esses dois segundos vieram a encolher até os mesmos voltarem a irem à box pela última vez, novamente juntos.
A diferença entre as duas equipas na rapidez a trocar os pneus e abastecer foi suficiente para Villeneuve sair em primeiro lugar da pit lane com Damon Hill mesmo colado a si.
Sabendo que mantinha uma vantagem de 9 pontos no Campeonato face ao seu colega, Hill decidiu conter-se, manter o segundo lugar e não cometer qualquer erro. Manter o segundo lugar e os pontos que isso lhe traria era melhor do que lutar pelo primeiro lugar e arriscar-se a cometer algum erro e ficar fora de prova, não recebendo qualquer ponto. Assim, os 9 segundos de avanço que Damon Hill teve ao ínicio da prova, passaram para 9 segundos que Hill ficou atrás de Villeneuve.
Se para Hill, o melhor era não arriscar, para Villeneuve era a sua única hipótese.
Se Villeneuve ganhasse esta prova e a seguinte, no Japão, ele poderia vir a ser o Campeão do Mundo de Fórmula 1 de 1996.
O mesmo nunca veio a acontecer infelizmente mas mesmo assim sendo, o que viria a ser o último GP de Portugal ficou para a história pela brilhante condução do canadiano Villeneuve.
Embaixo, pode assistir a um resumo da transmissão televisiva realizada pela BBC a partir do Círcuito do Estoril!
Fonte Vídeo: LeeJane2009