Hoje vamos falar sobre o Teste de Potência. Para muitos serve apenas para saber quantos cavalos é que o seu carro tem, para a PKE serve para poder assinar o seu trabalho. E porquê assinar? Porque a montra da PKE são os Clientes e os seus carros que andam na estrada todos os dias. O Rigor Técnico tem de estar sempre lá em cima. Na PKE usamos o Teste de Potência para saber, em 1o lugar, se a viatura está saudável ao ponto de podermos avançar para o aumento de potência. Os números atingidos são importantes, mas as características das curvas de potência binário falam connosco e dizem-nos se a mecânica, e especificamente a da viatura em análise, está confortável com o aumento de potência que lhe estamos a exigir.
Em conjunto com o Diagnóstico Eletrónico, uma inspeção visual e a análise dos dados de todos os sensores gravados durante os testes, o Teste de Potência faz parte de um procedimento rigoroso a que a PKE Automotive se orgulha em apresentar a todo e qualquer Cliente.
Pode ser considerada uma razão menor, mas a assentamento, o alinhamento e a tensão dada às cintas que garantem que o veículo está seguro no banco de potência, mesmo a mais de 300km/h, para nós, PKE, fazem parte de um processo que quer reunir as condições ideais e de repetibilidade próprias de um processo científico. É sempre esta a nossa aproximação à ciência da Reprogramação de Centralina de alta qualidade!
E não seguiríamos um processo científico que não simulássemos a refrigeração dos radiadores, de modo a que as temperaturas estejam no patamar em que a mecânica vai ser usada na estrada. Começando pelo nosso ventilador, com um motor elétrico de quase 8cv, que foi modificado “in house” com encaminhadores para não desperdiçar nada dos seus 26500 m3/h de se fluxo de ar fresco e direcionar o ar fresco exclusivamente nos radiadores do carro em questão. As temperaturas são monitorizadas em direto, pois temos de saber se estamos no patamar de segurança para continuar o nosso (muito longo) teste. Alguns carros, normalmente acima dos 600cv, temos garantir que a temperatura dos pneus está controlada, monitorizando e ventilando a temperatura dos mesmos, sob pena do piso descolar da carcaça.
Antes do setup do Banco de Potência, onde todos os parâmetros de tipo de motor, sobrealimentação, e outras características da viatura são introduzidas na ficha do carro, um importante teste de aderência e limpeza dos pneus é primordial para termos a garantia que os valores são os reais e para que haja um sincronismo perfeito entre a rotação do motor real e a que é mostrada no banco. O nosso banco MAHA LPS 3000 é perfeito para nos avisar quando os pneus têm a aderência aos rolos a 100%. Um sensor de velocidade no rolo da frente, o que introduz o esforço, e outro sensor no rolo de apoio, ambos como uma resolução de 100 pontos por cada rotação, permite-nos saber quando estamos com os pneus limpos e aptos a seguir para prosseguirmos ao “next step”, além de nos garantir que temos todos os fluídos, incluindo a caixa de velocidades e diferencial, sempre à mesma viscosidade. Tal como dissemos acima, gostamos de repetibilidade e uma aproximação científica a tudo o que fazemos.
Lembram-se acima de termos referido “o nosso (muito longo) teste”? Pois, se nos bancos de outras empresas um teste de potência chega a não demorar 10 segundos, aqui na PKE queremos simular o esforço que irá existir em estrada. Só assim conseguimos garantir que o nosso trabalho irá ser apreciado e totalmente garantido aquando do dia a dia de cada um dos nossos Clientes. 40 segundos. 40 longos segundos, é o tempo médio que estamos a carregar toda a mecânica, monitorizando as temperaturas, pressão de turbo e outras grandezas importantes, para garantir que estamos a analisar o comportamento da mecânica em condições reais de operação, 100% em segurança. Mais de 4x a carga, permite-nos entregar melhores resultados, em cada carro que sobe para o nosso banco. Permite-nos garantir que cada carro que sai da PKE para a estrada tem o comportamento totalmente dentro dos nosso parâmetro de desempenho e segurança.
Mais uma vez, para garantir a repetibilidade e a aproximação às reais condições de condução, temos o nosso banco afinado para obtermos mais definição nas curvas desde as rotações mais baixas. O Cliente tem de ser capaz de esmagar o acelerador desde o regime de ralenti e toda a gestão estar preparada para entregar uma curva linear, poderosa e com 100% de fiabilidade. É a este “extremo” que levamos o rigor das nossas Reprogramações de Centralina. Não é o Cliente que tem que entender de automóveis, somos nós!
Na fase ascendente das velocidade do motor, já com a mudança de teste escolhida, a potência que chega aos rolos é medida com uma precisão só reconhecida internacionalmente aos bancos de potência MAHA. Através de uma “simples” soma algébrica, conseguimos chegar à potência ao motor juntando a potência que chega aos rolos com a potência absorvida por todo o conjunto que está a rodar até à embraiagem. A esta última dá-se-lhe o nome de ”potência absorvida” ou “drag power” e é obtida imediatamente após a medição da potência que chega aos rolos, aproveitando a energia cinética que lhes foi entregue. E aqui, mais uma vez, a MAHA é a mais precisa a medir a potência absorvida. Só sendo preciso a medir a potência que chega aos rolos e a potência dissipada é que garantimos que somos precisos a medir aquilo que realmente interessa e que é e sempre medirá o equivalente de performance: a potência ao motor!
Há uns parágrafos atrás falámos da temperatura dos pneus. Sim, a temperatura dos pneus é importante e não só em carros com mais de 600cv. Em todos eles deixamos sempre arrefecer os pneus vários minutos antes de pararmos as rodas. Isto garante que, tanto a carcaça como o piso do pneu, não ficam deformados, podendo causar ovalização e por consequente, vibração voltarem a ser usados em estrada. Sabemos que estes problemas acontecem em empresas que não têm este rigor a que a PKE se obriga. E agora já sabem o porquê.
Depois de vários testes de potência, às vezes 3 e mesmo 4, que usamos para sabermos se a afinação da Reprogramação de Centralina que estamos a testar está mesmo no ponto para ser entregue, ou ainda tem que ser retocada mais uma vez para a viatura em teste, vem o famoso Teste de Simulação de Estrada. Se o teste de potência analisa uma subida de regime progressiva, desde o ralenti ao número máximo de rotações permitidas, no Teste de Simulação de Estrada conseguimos complementar com tudo o que seja situações transientes. Sendo a mais importante o tempo de resposta, nomeadamente ao que se chama de “lag” nos motores equipados com turbo, a progressividade do acelerador, ao pickup de pressão e seu controlo em situações rápidas como numa ultrapassagem ou numa passagem de caixa em situação de máxima performance, são os dois fatores principais que queremos medir no Teste de Simulação de Estrada. Adicionalmente, todos os valores são também analisados, alguns deles aqui de forma qualitativa, em níveis de carga de acelerador e acelerações suaves mais comuns ao que usamos todos os dias na estrada, para não falar na sempre útil redução de consumo após uma Reprogramação de Centralina da PKE Automotive.
O nosso lema é que uma Reprogramação de Centralina, por muito boa que seja ou por muito barata a que é oferecida, e apenas é efetiva quando se carrega a fundo no acelerador, é um desperdício de oportunidade e/ou de dinheiro. E a explicação é simples, se eu posso ter um carro mais agradável, com melhores consumos, em que a caixa fica com um funcionamento mais facilitado, porque só ter a reprogramação ativa em menos de 2% em que conduzimos o nosso carro? Na PKE, usamos todo o mapeamento 3D, para que cada um dos nossos Clientes, tire proveito do investimento que está a fazer na sua viatura. Só assim nos faz sentido. Só assim é que vivemos este negócio, sempre a oferecer o máximo de qualidade, entrega e desempenho.
No final, tudo é novamente verificado com um Diagnóstico Eletrónico a todos os módulos. Efetuamos vários, intermediamente pela progressão do processo, mas este tem uma finalidade diferente. Este procedimento não só nos permite apagar os erros provocados por umas rodas estarem a rodar e as outras paradas, mas sim garantir que todos os erros que irão ficar memorizados nos módulos serão apenas os que forem registados após termos concluído um reset à memória de avarias de todos os módulos. Queremos fazer tudo o que está ao nosso alcance para garantir o Máximo Rigor Técnico e uma Atenção ao Cliente de Topo. Pode ser um clichê, mas esta coisa da paixão pela performance Automóvel está-nos mesmo no sangue!
E tu, não achas que mereces uma Reprogramação de Centralina com o Rigor Técnico e a Atenção ao Cliente de Topo que apenas a PKE Automotive te pode dar? Liga-nos para o 212 801 801, ou contacta-nos já pelo Whatsapp(91 900 92 92) e vê o que andas a perder! Ainda estás com dúvidas? 30 dias de “money back” e 5 anos de garantia? Imagina só como serão os teus dias com uma Reprogramação de Centralina da PKE ;) Mais emoção, segurança e redução de consumos tudo em um! Nem os champôs com amaciador fazem tanto por ti como a PKE. Bora!