Como se deve mudar o Óleo corretamente, em 5 passos!
Por: Nuno Zeferino, PKE Automotive
Como se deve mudar corretamente o Óleo, em 5 passos:
O Óleo do Motor é vital para evitar o contacto metal com metal. Um papel que os que os Óleos de hoje em dia desempenham muito bem, ao providenciarem uma barreira sólida e estável ao longo do alargado leque de temperaturas de funcionamento do Motor. No entanto a estrutura molecular vai-se degradando com os ciclos de temperatura, com a oxidação, mas principalmente com os detritos que o Óleo do Motor tem a capacidade de conter em si próprio. Se há uns anos apenas tinham de conter nele próprio os resíduos de combustão, de forma a manter o Motor limpo e assim evitar a acumulação perigosa de resíduos no interior do Motor, hoje em dia têm que ser capaz de manter as suas propriedades contendo uma diluição de combustível bastante grande, cenário usual quando o Filtro de Partículas está a chegar ao fim de vida. Mas como tudo tem um limite, convém mudar o Óleo do Motor antes que este deixe de fazer o trabalho para o qual foi “contratado”, isto é, virtualmente eliminar o contacto metal com metal.
1. Parar o Motor e colocar o carro no elevador
Com o Motor à temperatura normal de funcionamento, onde o Óleo estará na sua viscosidade ideal, desligar o Motor para permitir que o Óleo deslize para o cárter por ação da força da gravidade. Desapertar o filtro de Óleo e subir o carro o elevador. Garantir livre acesso à zona do bujão do cárter pode implicar remover alguma da carenagem inferior da zona do Motor.
2. Retirar o Óleo de Motor
Colocar um recipiente por baixo e desapertar o bujão do cárter com atenção, pois o Óleo irá sair quente. Teremos de evitar a todo o custo o contacto do Óleo do Motor com a nossa pele, pois pode contar substâncias muito nocivas para a nossa saúde.
3. Deixar escorrer bem o Óleo do Motor
É essencial que todo o Óleo antigo consiga sair do Motor. Só assim conseguimos dar lugar ao novo Óleo. É impossível garantir que 100% do Óleo antigo que saia do Motor, mas quanto maior for a concentração de Óleo novo, mais saúde o nosso Motor irá ter. Tipicamente, devemos esperar 10-15 minutos para que o Óleo antigo saia do cárter, antes de apertarmos o bujão ao torque especificado. Em alguns casos é necessário substituir a anilha do bujão do cárter. Verifica esta necessidade antes de iniciares o processo.
4. Encher de Óleo e montar o Filtro de Óleo
Chegou a hora de colocar o novo Óleo dentro do teu Motor. Recomendo que sejam cumpridas as recomendações do fabricante, tanto quanto às características do Óleo, nomeadamente a viscosidade, como também quantos às normas exigidas. Consultar a quantidade de Óleo a colocar, via bocal do enchimento, para não correr o risco do Motor funcionar com nível de Óleo insuficiente, ou pior, com Óleo a mais. Instalar o Filtro de Óleo e encher o “copo” do mesmo com Óleo de Motor novo.
5. Testar e Programar o painel de instrumentos
Com a quantidade de Óleo correta no cárter podemos ligar o Motor sem qualquer receio, pois sabemos que temos o nível praticamente ideal dentro do cárter. Ligamos o Motor por 15-20 segundos e verificamos o nível em seguida, mas apenas depois de deixarmos o Óleo voltar ao cárter. Esperar 5 minutos garante leituras mais corretas. Corrige o nível de Óleo se necessário. O passo seguinte é programar o painel de instrumentos de acordo com as especificações do fabricante, para que o aviso da próxima mudança de Óleo seja feita antecipada e corretamente.
Com este guia vais conseguir saber como mudar o Óleo corretamente ou, por outro lado, saber se a mesma está a ser bem feita. O Óleo do Motor desempenha um papel vital na saúde do teu Motor. Sem este importante elemento, o Motor sofrerá danos irreversíveis. Se tiveres Óleo do Motor com a qualidade degradada, o tempo de vida do Motor será gravemente afetado. Ao assegurares que o teu Motor tem sempre o Óleo com a máxima qualidade, proporcionas ao teu Motor uma vida muito mais longa!