No artigo de hoje, convidamos-te a descobrir os 4 passos para um Teste de Potência perfeito.
Antes de te falarmos de como deve ser feito um Teste de Potência, vamos explicar-te o que é este teste e para que serve.
Um Teste de Potência é utilizado para quantificar a potência de um motor. Neste teste, é medida a capacidade de trabalho de um motor num determinado intervalo de tempo, permitindo perceber não só o estado atual do veículo, como traçar um plano seguro para o aumento das capacidades desse mesmo motor.
Existem várias formas de medir a potência do motor, sendo que, atualmente, até é possível usar aplicações específicas para o telemóvel. Nos dias de hoje, todos os smartphones têm a capacidade de medir a aceleração. Certo é que a precisão destes não pode ser comparada à precisão de um Teste de Potência certificado, como o que temos instalado na PKE por exemplo; fatores como o peso, a resistência ao ar e ao rolamento influenciam imenso o resultado obtido quando falamos de um Teste de Potência via smartphone.
No lado oposto da simplicidade estão os Bancos de Potência de motor. Aqui, todas as variáveis estão sob um controlo quase laboratorial, mas contam com duas grandes desvantagens:
Por fim, a opção mais consensual entre todos os especialistas, é o Banco de Potência de Rolos. Este método usa as rodas para calcular a potência do motor de um carro, tornando a operação célere, pouco dispendiosa e refletindo todos os constrangimentos físicos a que o motor está normalmente sujeito. Por estas razões, este é o método que utilizamos na PKE Automotive.
Como foi dito anteriormente, aqui, na PKE Automotive, fazemos a medição da potência do motor colocando as rodas motrizes diretamente nos rolos do Banco de Potência.
Começamos por medir a potência à roda, na fase de aceleração, colocando o motor numa subida de velocidade meticulosamente controlada pelo próprio Banco de Potência. Contudo, a potência à roda, por si só, não é a mais fidedigna. Ela é facilmente influenciável por fatores como a velocidade das rodas, a temperatura e o piso dos pneus, para não falar da caixa de velocidades. Por isso, usamos a fase da desaceleração para medir a potência que todo o sistema de rodas, transmissões e caixa de velocidades absorvem a cada valor de velocidade.
A soma dos valores de potência à roda e da potência dissipada, permite-nos obter a potência ao motor, de forma rápida e com uma precisão altamente próxima dos Bancos de Potência de Motor.
É curioso saber que a potência que o fabricante diz ter originalmente, nem sempre corresponde à real.
É fulcral para nós que os carros com que trabalhamos sejam tratados com o maior cuidado. Queremos que a viatura na qual medimos a potência não sofra qualquer consequência e, para isso, é necessário assegurar bons procedimentos em 3 áreas:
Para além disto temos também muita atenção ao limite de rotações a que o motor vai ser usado e ao valor de pressão de sobrealimentação. Estes e outros valores são monitorizados no decorrer do teste, de forma a garantir que a longevidade do veículo não é comprometida.
Aqui na PKE Automotive, não descuramos qualquer fator que possa influenciar negativamente a vida ou a prestação do teu automóvel.
Desde a formação da PKE, há já 19 anos, que nos pautamos pelo rigor técnico, não descurando a transparência e atenção ao Cliente. No entanto, a atenção ao mínimo detalhe técnico é um dos nossos maiores orgulhos. O desenvolvimento de software para aumento de potência é a nossa essência, mas não é por isso que colocamos menos rigor em todos os testes e na aquisição de dados.
Sabemos que é impossível termos as condições e controlarmos as variáveis que existem num laboratório de metrologia, mas esforçamo-nos, a cada dia, para estar o mais próximo possível.
Na PKE Automotive trabalhamos para ti e em prol da verdade científica.
Após estes 4 passos, convidamos-te a visitar o nosso site e a ver a diferença que podemos fazer ao dar mais vida ao teu automóvel!
Ainda ficaste com dúvidas? Envia-nos uma mensagem que nós esclarecemos tudo!