Quem nunca se confundiu com diferentes valores de potência para o mesmo carro? Na prática, o erro mais comum acaba por ser a não conversão dos valores de hp e bhp para cv (às vezes, até nós caímos nesse erro). Apesar de não fazer grande diferença em modelos de baixa cilindrada, em motores com grande potência esta discrepância acaba por fazer a diferença. Estas são as diferenças entre as cinco unidades de medida:
PS – Abreviação da palavra alemã “Pferdestärke”, que significa “cavalo-vapor”. O valor é medido segundo a norma alemã DIN 70020, e difere ligeiramente do hp (horse power) por ser baseado no sistema métrico em vez do sistema imperial.
Hp (horse power) – Valor medido no eixo motor, com os acessórios necessários para ligá-lo e funcionar autonomamente.
Bhp (brake horse power) – Valor medido segundo as normas americanas SAE J245 e J 1995 (já obsoletas), que permitiam retirar o filtro de ar, alternador, bomba da direção hidráulica e o motor de arranque, além de permitir o uso de coletores de escape dimensionados. Sem essas perdas, esta era a unidade preferida dos fabricantes que “vendiam potência”.
Cv (cheval vapeur) – Como devem imaginar, “Pferdestärke” não era propriamente um nome fácil de pronunciar. Por isso, os franceses inventaram o cv (cheval vapeur), que no fundo é o mesmo que a unidade de medida PS.
kW – Unidade padrão do Sistema Internacional de Medidas (SI), definido pela Organização Internacional de Normalização (ISO) segundo as normas ISO 31 e ISO 1000.
Em termos quantitativos, as unidades de medida distinguem-se da seguinte forma:
1 hp = 0,7457 kW
1 Cv (ou PS) = 0,7355 kW
1 hp = 1,0138 Cv (ou PS)
Por norma, o kW é a medida padrão utilizada pela maioria das marcas europeias (em particular as marcas de origem alemã) nas suas fichas técnicas, enquanto que os fabricantes americanos preferem o horsepower (hp). Seja qual for o caso, agora já sabes a diferença entre cada unidade de medida.
Fonte: Razão Automóvel