Os Filtros de Partículas têm sido tema de muitas conversas nestes últimos anos. Muitos, mas mesmo muitos problemas, têm causa neste elemento destinado a reter as partículas produzidas pelos motores de combustão interna.
(E não só os motores diesel vêm equipados com este dispositivo. Se já existem viaturas diesel com Filtro de Partículas há mais de 20 anos, os motores a gasolina começaram a vir equipados há cerca de 5 anos.)
Queres saber se vale a pena fazeres uma limpeza do Filtro de Partículas do teu carro com motor diesel? Fica então aí para tomares a decisão certa!
Mas, talvez, devamos começar pela pergunta: mas porque tenho de fazer uma limpeza ao meu Filtro de Partículas? Ele não se limpa sozinho??
De facto, o Filtro de Partículas tem uma função de auto-limpeza. Esta auto-limpeza(chamadas de regenerações) é a incineração das partículas acumuladas, através de pós-injeções dentro dos cilindros, que visam aumentar a temperatura dos gases de escape, nalguns casos, até aos 700ºC!
No entanto, tal como as baterias que estão nos telemóveis, os Filtros de Partículas vêm a perder desempenho ao longo do tempo e vai sendo cada vez mais difícil que a função de auto-limpeza seja efetuada com sucesso.
Combustíveis de qualidade inferior, ineficiências provocadas pelos injetores - que foram debilitados com demasiadas pós-injeções- libertação de óleo do motor, proveniente, por exemplo, de um turbocompressor com os retentores em fim de vida, entre outros, são fatores que fazem com que o Filtro de Partículas fique colmatado por contaminação. Daqui até ficar irremediavelmente danificado, não demora muito tempo.
Para que a Limpeza do teu Filtro de Partículas seja eficaz, é necessário que este se encontre ainda intacto e com todos os componentes de controlo eletrónico em perfeito estado de saúde. Se tens luz do motor acesa, não demores mais tempo em verificar a saúde do teu Filtro de Partículas. Amanhã pode já ser tarde de mais.
Além da regeneração forçada, existem 4 tipos de limpeza de Filtro de Partículas. A primeira técnica passa por introduzir um líquido de limpeza no filtro de partículas, seguido de forçar uma regeneração. Tem como vantagem o custo, pois não usa equipamento dispendioso, nem exige desmontagem. Ajuda em casos de colmatações simples, mas não fará grandes milagres.
Removendo o Filtro de Partículas, podemos optar pela limpeza por ultra-sons, usar a técnica do forno de alta temperatura, ou, por fim, passar na máquina de limpeza de Filtro de Partículas. Através de um líquido desengordurante aquecido, aplicado em contra corrente, consegue eliminar-se mais de 90% da sujidade acumulada. Pela nossa experiência, é a única técnica que nos permite oferecer uma garantia de resultado, pois as partículas são arrastadas pelo fluxo de média pressão, em contra corrente, prolongando assim a vida útil do teu Filtro de Partículas.
Como viste, o teu Filtro de Partículas pode ainda ter solução, mas, como diz o ditado, não deixes para amanhã o que podes fazer hoje!
Poupa a vida ao teu Filtro de Partículas enquanto vais a tempo! Liga-nos agora para o 212 801 801 ou conversa connosco através do Whatsapp!