O Benz Patent-Motorwagen é na generalidade reconhecido como o primeiro automóvel da história. Construido em 1885 por Carl Benz, o Benz Patent-Motorwagen era auto-propulsionado pelo seu motor a 4 tempos com um único cilindro de 954cc e proporcionava 0,9cv às 400rpm. O veículo de 3 rodas tinha o motor montado entre as duas rodas motrizes traseiras.
A partir de 1887, o automóvel já dispunha de um motor que produzia 2cv e atingia 16km/h assim como um travão.
Agosto de 1888, Bertha Benz, esposa de Carl Benz decide publicitar o Patent-Motorwagen realizando a primeira viagem de longa distância de um automóvel para provar que a tecnologia é viável. Sem sequer informar o marido, Bertha e os seus dois filhos partem de Mannheim e viajam 104km até à sua terra natal de Pforzheim. Pelo caminho, para além de conduzir, Bertha foi também mecânica da viatura resolvendo problemas usando o alfinete do seu chapéu para limpar o carburador e as suas meias de vidro para isolar fios eléctricos que se desgastavam com o uso.
Na paragem para abastecimento, comprou benzina numa farmácia para usar como combustível e pediu a um sapateiro local para criar capas de couro para tapar as pastilhas de travão que se desgastaram severamente com a viagem.
Ao chegar ao destino, enviou um telegrama ao marido para festejar o sucesso da viagem e após 3 dias na sua terra natal, iniciou a viagem de volta a Mannheim.
Após a sua viagem, a ideia de que o automóvel veio para ficar ficou marcada na história e Carl Benz continuou a evoluir a sua criação, vindo a criar o legado que hoje conhecemos como Mercedes-Benz.
Veja embaixo as imagens do Benz Patent-Motorwagen: