Para muitos, o Ford Model T é o primeiro automóvel do mundo, uma falácia criada pela seu enorme volume de vendas e pela sua popularidade.
A verdade é que o Model T só veio a ser criado 23 anos depois da invenção do automóvel. 23 anos onde o automóvel não passava de um bem luxuoso para os mais ricos e influentes. Henry Ford procurava mudar esta noção - “…construindo um automóvel para a grande multidão…”
“…Será grande o suficiente para toda a família mas pequeno o suficiente para que o dono possa executar a sua manutenção. Será construído nos melhores materiais, pelos melhores homens seguindo os planos mais simples que a engenharia moderna consegue criar.” - Afirmava o criador. - “…Mas o preço será tão baixo que nenhum homem com um salário será incapaz de possuir um e assim aproveitar com a sua família as abençoadas horas de prazer nos grandes espaços abertos de Deus.”
E Henry Ford manteve-se autêntico à sua palavra. O Ford Model T foi o primeiro automóvel fiável, barato e massivamente vendido do mundo, sendo mesmo o primeiro automóvel a ser produzido em países para além do de origem da marca.
Até aos dias de hoje, o Model T ainda é o quinto automóvel mais vendido do mundo, vendendo 15 milhões de modelos em 19 anos. Tudo isto deve-se a uma outra invenção da autoria de Henry Ford. A linha de produção. Vendo que a procura era vastamente superior à disponibilidade de modelos, Henry Ford decide mudar a forma como o Model T era produzido, usando o que é reconhecido como a primeira linha de produção. Em vez dos seus funcionários serem habilitados e necessários em todas as fases da montagem, cada funcionário realizaria a sua tarefa numa das 84 áreas necessárias para produzir a viatura. Aliado a isto, Henry Ford decidiu apostar cada vez mais em maquinaria para poder acelerar e facilitar o processo, passando das 12.5 horas iniciais para produzir o modelo em 1908 para apenas 93 minutos em 1914. Nesse mesmo ano, saia um Ford Model T a cada 3 minutos da fábrica.
Para atingir esta meta, sacrifícios foram necessários e no caso do Model T era que ao contrário da concorrência, o veículo não possuía variedades em termos de interior e exterior, originando a celebre frase de Henry Ford: “O cliente pode escolher a cor que quiser desde que seja preto.” O próprio fundo do automóvel era produzido a partir da madeira das caixas onde as peças eram armazenadas na linha de produção, fazendo-o também ser o primeiro automóvel do mundo a ser produzido com material reciclado.
Em 1923, na linha de partida das primeiras 24 Horas de Le Mans estava um Ford Model T que viria a terminar a corrida em 14º lugar.
Finalmente em 1927, Henry Ford e o seu filho sairam da fábrica conduzindo o Ford Model T Nr. 15,000,000,00 simbolizando o fim da produção do mesmo.
Estima-se que desses 15 milhões, 50 a 60mil Ford Model T ainda são conduzidos hoje-em-dia por colecionadores e aficionados de carros clássicos.