Desde que a Fórmula 1 começou o seu legado em 1950 que a pergunta que se impõe é:
“Qual foi o melhor piloto de Fórmula 1?”
Muitos nomes surgem na nossa cabeça quando nos fazem esta pergunta, mas há sempre 3 nomes que ficam no topo da lista: Fangio, Senna e Schumacher.
Fangio era habilidoso com a mecânica, sabendo sempre até que ponto podia puxar pela fiabilidade da sua viatura. Também era conhecido pela sua coragem, pois além de arriscar a vida em automóveis de Fórmula 1 onde, nas primeiras décadas, a noção de segurança era inexistente, Fangio era um piloto sem medos mesmo fora das pistas. Enzo Ferrari foi mais uma “vítima” de Fangio, quando este abandonou a equipa, não deixando de reforçar o seu descontamento com a comportamento do seu Ferrari. O Argentino acabou por conseguir ganhar 5 campeonatos em 7 anos, chegando a correr em 4 equipas diferentes. Para termos uma noção do seu domínio na disciplina máxima do desporto automóvel, só passado meio século é que outro piloto viria a igualar o seu record!
Quanto a Senna, esse vem-nos à cabeça pela sua tremenda dedicação, pelo espírito competitivo e pela garra. Senna é para muitos de nós o melhor por tudo isso, mas também pelo período da F1 que atravessávamos, quando a condução ainda era pura. Para muitos, os anos 80 e o princípio dos anos 90 foram a época dourada da Fórmula 1. Uma época cheia de inovação, pilotos carismáticos e suas rivalidades. Senna era um píloto que nada temia e que estava disposto a arriscar tudo, dar tudo de si para ser o mais rápido, para ser o melhor. “The Right To Win”.
Schumacher, é, até à data, o piloto com o maior número de vitórias e títulos. Uma combinação entre puro talento e inteligência, levaram Schumacher a ser o mais rápido na pista e nas boxes. O seu olhar sempre estratégico permitiu-o manter sempre o controlo da corrida dentro e fora das boxes. Entre o ano 2000 e 2004, o alemão ganhou cinco títulos consecutivos, evidenciando assim um domínio absoluto da Ferrari, nunca visto até à data! Se compararmos o número de vitórias e campeonatos ganhos, Schumacher seria o melhor piloto de todos os tempos, algo que poderá futuramente mudar se Lewis Hamilton mantiver o ritmo que tem tido ao longo da sua carreira na F1.
Veja embaixo um resumo de informações sobre os títulos de cada um dos pilotos:
Fangio:
Senna:
Schumacher: