Irregularidades e defeitos na estrutura ou na pressão dos pneus representam um perigo porque alteram o comportamento do automóvel. Os pneus em maus estado reduzem a eficiência de rolamento, obrigando a um maior esforço do motor, logo a maiores consumos.
Saber controlar a caixa de velocidades correctamente implica ter a noção de que a primeira serve apenas para por a viatura em movimento e que, percorridos alguns metros, convém meter a segunda. Se “esticar” muito as rotações do motor e não fizer a passagem de caixa no tempo ideal, aumenta o consumo. Muitos dos novos modelos têm já um aviso que indica quando deve fazer a passagem de caixa. Se não tiver esse alerta no seu carro, saiba que no caso dos motores a diesel, por exemplo, deve mudar às 1500 rotações enquanto que no caso de um motor a gasolina deve fazê-lo ao atingir as 2000 rpm.
A manutenção garante as boas condições de funcionamento do motor, dos sistemas de apoio e componentes. Se não tiver o cuidado de respeitar os períodos recomendados pelo fabricante para manutenção, dificilmente conseguirá manter a boa saúde do motor o que invariavelmente resulta em consumos desnecessários. Por isso não adie a manutenção da sua viatura, a PKE tem um serviço de oficina Premium para si, PKE Fast Service fale connosco e marque já.
A condução ideal é tranquila e constante. Está a ver o semáforo e sabe que vai ficar vermelho. Quantas vezes mantém o pé no acelerador para depois ter de travar bruscamente? Se sabe que vai ter de parar, tire o pé do pedal e deixe que o carro se imobilize naturalmente. Assim poupa combustível e, quando travar, vai acabar por ser mais suave, não desgastando tanto as pastilhas de travão.
No inverno, os circuitos levam mais algum tempo a atingir a temperatura óptima para funcionamento. Se pensa que aquelas pisadelas enérgicas no pedal do acelerador ajudam a aquecer o motor mais rapidamente, está enganado. São necessários alguns minutos e ao fazer isso está apenas a aumentar o consumo de combustível.
A maior parte dos automóveis de gama média que se encontram no mercado estão equipados com o Start & Stop. Este sistema faz com que, sempre que o carro esteja parado, o motor se desligue e volte a ligar no momento de seguir a marcha. Assim, durante o período em que o veículo está imóvel, não está a consumir. Se não tem este sistema no seu carro, aplicar esta filosofia ao seu automóvel pode parecer pouco prático mas, acredite, ao desligar e voltar a ligar está a poupar!
Em cidade, a baixa velocidade, até pode preferir conduzir de janela aberta a ligar o ar condicionado no entanto, em estrada, fazer isto não é grande ideia. Em alta velocidade, o ar que entra pelas janelas aumenta o arrasto do carro ao interromper o fluxo aerodinâmico, obrigando a um maior esforço do motor, logo a um maior consumo de combustível
O aumento do binário de forma suave faz com que o seu veículo progrida de uma forma mais fluída, permitindo a utilização da caixa de velocidades em mudanças superiores durante maiores períodos de tempo, diminuindo assim a quantidade de injeções de combustível necessárias, pelo mesmo número de metros percorridos pelas rodas. A redução média de consumo verificada pelos nossos clientes situa-se entre os 10 e os 15% (motores diesel) e entre os 5 e 10% (motores gasolina), variando naturalmente com o estilo de condução, condições do veículo e a morfologia do terreno. A maioria dos nossos clientes reportaram-nos que o breakeven aconteceu em menos de um ano com a nossa solução de reprogramação, convista ao aumento binário e de potência, PKE FlexDRIVE