Por: Nuno Zeferino
Confere estas dicas sobre corridas virtuais, uma forma barata de fazer corridas de automóveis.
Lembro-me bem da primeira vez que joguei Grand Prix Circuit, um título que viu a luz do dia em 1988, já há uns bons 30 anos atrás. Estávamos no período das férias da Páscoa e foi neste momento que tive o primeiro contacto com o que viria hoje a chamar-se de SimRacing.
Na altura era um mero jogo de computador, uma brincadeira. Promovido, em grande parte, pelas restrições que afetaram todos os eventos motorizados durante esta pandemia, o SimRacing é hoje mundialmente reconhecido. Permite, inclusive, aos pilotos de F1, desenvolverem os seus skills quando não lhes é permitido pisar as pistas.
Se és fã de corridas de automóveis e adoras conduzir de forma rápida, o SimRacing pode ser a atividade ideal para ti!
Para começar, apenas precisas de ter um PC ou consola, um título (o jogo, propriamente dito) e, no mínimo, um conjunto de volante e pedais. Não recomendo gastares muito dinheiro no início. Se gostares, então sim, vale a pena investir em mais e melhor equipamento. De algumas centenas de euros, a várias dezenas de milhares de euros, o tamanho da tua bolsa e vontade de progredir, serão sempre o limite.
Atualmente vivemos o período de ouro do SimRacing. Temos muitos títulos por onde escolher, equipamento informático cada vez mais evoluído e "chassis" cada vez mais cuidados, para que te sintas como se fosses mesmo dentro de um carro de corrida.
Com uma pequena pesquisa num motor de busca, podes ver todos os títulos que existem no mercado. Uns são mais voltados para corridas online, outros em que o feeling do force feedback é praticamente igual a um carro de competição, outros até com uns gráficos super realistas.
Não há o título ideal, mas pode haver o título ideal para ti. Quero destacar aquele que é ,de longe, o mais caro mas que tem as melhores corridas online: o iRacing. É muito fácil gastar um milhar de euros com este título, dependendo do conteúdo que compramos adicionalmente. Do lado oposto, existem outros títulos abaixo de 50 Euros, que até têm desempenho superior noutros campos. Estou a lembrar-me do rFactor2, que tem um feeling de force feedback no volante simplesmente soberbo, e que o custo de aquisição que não passa dos 30 euros. Qual escolher então?
O equipamento tem um papel realmente importante. É por ele que tens as "sensações" de estar dentro de um carro de corrida.
Todos sabemos que não podemos comparar a simulação com a realidade, mas tenho a certeza que vamos estar mais próximos desta última se escolhermos o equipamento adequado.
Onde podemos começar a sentir-nos mais à vontade, é no intervalo entre os 5000 e os 10 mil euros. Aqui o equipamento já não é a restrição às nossas aptidões. Um bom chassi, um bom PC, um bom conjunto de volante, pedais e manete das mudanças, um bom conjunto de monitores triplos, enfim, o céu será sempre o limite.
Há duas coisas na vida que eu gostava de gostar mais. Uma delas é Karting, a outra é SimRacing. O custo destas duas modalidades é muito inferior àquilo que gasto nas minhas brincadeiras, tanto em carros de turismo que adaptei para as pistas, como na minha ainda curta experiência com o Fórmula Ford.
Em SimRacing contamos com vários artigos a "custo zero". Ora vejamos: pneus, inscrições em corridas, combustíveis, reparação de acidentes e, na maior parte das vezes, nem a aquisição de veículos tem qualquer tipo de custo monetário. Se adicionarmos o facto de podermos pilotar quando quisermos, à hora que nos apetecer, temos aqui uma modalidade perfeita para quem tem a “doença” de conduzir a alta velocidade, de forma barata e disponível a qualquer hora. Na minha opinião, as vantagens ficam-se por aqui, pois a sensação única das corridas na vida real não se consegue passar através de bits e bytes.
Mesmo para quem, como eu, tem consciência das vantagens do SimRacing, sabe que as corridas a sério proporcionam um envolvimento completamente diferente. São duas experiências totalmente distintas.
Deixa um comentário para sabermos a tua opinião. Pesquisa também outros artigos da PKE.