Aos olhos de muitos de nós, portugueses, a nossa industria automóvel é resumida a uma, talvez duas marcas de pequeno ou médio sucesso. A realidade é que a nossa industria é quase tão antiga quanto o automóvel em si.
Hoje, iremos abordar a criação do Felcom, o primeiro carro de corrida português.
Segundo… Mas primeiro.
Em 1933 é criado o segundo carro de fabrico nacional, o primeiro concebido exclusivamente para competições.
No inicio da década, Eduardo Ferreirinha, um já famoso piloto, decidiu modificar um Ford Modelo A para as grandes competições nacionais.
O Ford Modelo A de Eduardo Ferreirinha.
O Ford correu durante 3 anos até ao ponto de já não ser competitivo face aos rivais de tecnologia mais recente levando Eduardo a vende-lo em conjunto com todos os seus componentes e um Turcat-Méry que o próprio tinha corrido nos anos 20.
Eduardo Carvalho, um também famoso piloto nos circuitos nacionais comprou todo o conjunto e é aqui que começa a verdadeira história do Felcom.
Eduardo decide juntar a uma leve e aerodinâmica carroçaria desenhada por si, o chassis do Turcat-Méry assim como o motor e caixa do Ford Modelo A.
Ainda em 1933 viria a surgir na lista de concorrentes do Circuito da Boavista, entre Ford’s e Bugatti’s, o Felcom.
Perante a noção de um nome desconhecido cria-se burburinho e antecipação entre a multidão de espectadores que esperavam pelo inicio da prova. E para espanto de todos, o Felcom nunca chegou a correr. Um problema mecânico levou Eduardo Carvalho a encostar à box após apenas uma volta e só passado 30 minutos voltou ao circuito. Mas o Felcom nunca viria a classificar-se.
E como se de um sinal divino se tratasse, o Felcom nunca chegou a terminar qualquer prova onde correu, levando Eduardo a desistir da sua criação e a concentrar-se noutros projectos igualmente desenhados para as pistas.
Apesar deste efémero fim às suas provas de competição, o Felcom ainda existe nos dias que correm, estando nas mãos de privados e comparecendo por vezes em exposições do Museu do Caramulo.
Veja com mais detalhe as imagens do Felcom na seguinte galeria:
Fontes:
O Automóvel: Design Made in Portugal