Válvula EGR – O que precisa saber?

Válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation)

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A recirculação de gases de escape é um conceito utilizado nos motores dos automóveis desde a década de setenta com o objectivo de reduzir as emissões de NOx.

O controlo das emissões dos gases de escape continua a ser um problema de todos os motores de combustão, sejam eles a gasolina ou diesel. Os fabricantes têm hoje em dia maiores preocupações ambientais e incorporam nos automóveis diversos sistemas para reduzir essas emissões. Um dos compostos que faz parte das emissões dos motores é o NOx. Este composto formado por uma molécula de nitrogénio e outra de oxigénio decorre da temperatura elevada no interior da camara de combustão associado à presença de oxigénio e atinge o seu valor mais elevado quando a mistura ar combustível é levemente pobre, ou seja, próxima da relação estequiométrica (14,7:1). Para reduzir os óxidos de nitrogénio (NOx) utilizam-se os sistemas de recirculação dos gases de escape.

Está provado que a recirculação de uma parte dos gases de escape (entre 20 a 30%) na mistura admitida nos cilindros permite reduzir a pressão média efectiva do motor e em consequência disso a temperatura máxima dentro da câmara de combustão também reduz, pelo que, nestas circunstâncias, a formação de óxidos de nitrogénio é mais pequena.

Para que a percentagem dos gases de escape reintroduzidos na admissão seja a mais aconselhável e não ultrapasse a percentagem referida anteriormente, utiliza-se uma válvula especial, mais conhecida por EGR (Exhaust Gas Recirculation). A função desta válvula é controlar o fluxo dos meios complementares directamente ligados ao sistema de gestão do motor.

Ao reintroduzir gases de escape, que são pobres em oxigénio, no motor estamos a reduzir o teor de oxigénio do ar introduzido nos cilindros.

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Os gases de escape provenientes da EGR, quando combinados com os vapores de óleo que vêm do Carter, formam uma mistura pastosa, estreitando a passagem do ar de admissão aos cilindros, provocando um estrangulamento das prestações.

A grande desvantagem deste sistema, reside no facto de que ao entrar na admissão grande quantidade de gases de escape, todo o colector de admissão ficará sujo, levando o motor a perder eficácia prematuramente.

Funcionamento da EGR

A quantidade de gases de escape admitidos nos cilindros, é inversamente proporcional à carga dada pelo acelerador. Portanto, deste modo, temos a EGR no máximo de abertura ao ralenti, e a mesma fechada quando o pedal do acelerador é completamente pressionado.

Sistema EGR

O sistema é composto basicamente de: válvula EGR, circuito de controlo e dispositivos e métodos de avaliação da quantidade de gases recirculação.

A válvula EGR encontra-se localizada num tubo entre o colector de escape e o colector de admissão. Duma forma muito simples o seu funcionamento baseia-se no vácuo criado no lado da admissão. As válvulas utilizadas diferenciam-se basicamente, pela forma como são controladas, pelo que podem ter um controlo pneumático ou electrónico. Hoje em dia, o controlo da maior parte das válvulas é electrónico e, dentro destas, a valvula EGR mais usado é do tipo linear.

Tipos de Válvulas EGR

As válvulas EGR diferenciam-se essencialmente pela forma como são controladas.
1. Controlo pneumático:

  • de diafragma único
  • de diafragma duplo e contrapressão positiva
  • de diafragma duplo e contrapressão negativa

2. Controlo eletrónico:

  • EGR digital
  • EGR linear
  • com motor de passo

Atualmente o tipo de válvula EGR mais usado é de controlo electrónico e linear. Neste sistema, a válvula EGR é acionada por um solenoide integrado no corpo da válvula EGR juntamente com o sensor de posição da válvula. A ligação eléctrica da válvula passa, por isso, cinco terminais: dois correspondem ao solenoide de accionamento da válvula EGR e três ao sensor de posição (massa, alimentação e sinal de posição).

Funcionamento defeituoso

Muitas vezes o funcionamento defeituoso da válvula EGR é causadora de uma quebra de rendimento do motor com o consequente aumento do consumo e das emissões de gases de escape, pelo que convém proceder à sua substituição ou limpeza, um processo que é bastante simples. É preciso ter em atenção que na maior parte dos casos a limpeza pode ser suficiente, poupando-se assim uma reparação cara com a sua substituição.

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Remoção da EGR

A EGR pode também ser fechada fisicamente através de dois processos: com a interrupção do canal de vácuo que activa a válvula ou também electronicamente em certos automóveis.

A principal vantagem da EGR ser fechada electronicamente em detrimento de um fecho físico, é a ausência de erros na centralina, e, como esta funciona na mesma linha de vácuo do servo-freio, a segurança e o comportamento ficarão inalterados.

Fechando a EGR não se aumenta a potência máxima do motor, mas em cargas parciais do acelerador a resposta do motor é melhor e a longo prazo não será preciso fazer a limpeza do colector de admissão.

Fonte: Autoblog

Comments 55

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      Caro Sr. Pinto relativo à sua questão podemos afirmar que a remoção da EGR não é nem será detectável num centro de inspecções periódicas.
      Alguma questão que queira ver aprofundada não hesite em nos contactar.
      Para ter acesso a todos os nossos contactos de forma completa, por favor, consulte este nosso link:
      https://pke.pt/contactos/

      Com os melhores cumprimentos,

      A Equipa PKE

  1. Tive que vender um VW PASSAT CC com 70.000 km. Deixou-me na estrada 6 vezes por causa dessa maldita vávula EGR!!!

  2. Muito boa tarde tenho uma Ford Transit do ano de 2007 modelo Kombi 2200 de 82 cavalos creio que 110 com o apoio do turbo há cerca de uma semana foi-lhe feita uma reparação onde levou um turbo novo uma revisão aos injétores passagem nas sedes de injétores anilhas uma revisão,é certo que agora o turbo não trabalha o carro não tem força a pessoa que reparou diz que talvez seja da egr o elétricista já fez o diagnóstico e a egr está boa não sei o que fazer gastei mil e tal euros e o carro não está bom será que este motor tem mais que uma egr mas no computador não dá avarias o que fazer.

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      Caro Carlos Penedos,

      Antes de mais gostaríamos de lhe agradecer o seu pedido de informação.

      Relativamente à questão que nos coloca, recomendamos vivamente que se efectue um diagnóstico completo à viatura, poi só assim teremos uma base de trabalho e só assim podemos aconselhar o melhor a fazer, pois o problema pode não ser só de válvula EGR.

      Ainda assim envio-lhe toda a informação necessária sobre a eliminação da sua válvula EGR.

      A solução EGRoff consiste no anulamento das funções de monitorização e gestão da válvula de recirculação de gases de escape (EGR), permitindo que o fluxo de gases entre o escape e a admissão seja separado fisicamente e definitivamente, sem que isso crie alertas de avaria no sistema de diagnóstico do veículo, ficando o motor com um funcionamento perfeitamente normal e com vantagens ao nível da não contaminação do colector de admissão e aumento das performances da sua viatura.

      Esta solução é adequada aos modelos que comprovadamente dão problemas de EGR, cuja substituição é cíclica e onerosa. Não aconselhamos a sua aplicação generalizada.

      Incluímos também a anulação física do fluxo da EGR, oferecendo-lhe deste modo uma solução chave na mão.

      Para a sua Ford Transit, a solução EGRoff tem o preço de 484€ (preço chave na mão).

      O tempo previsto para a execução total da solução EGRoff é de 4 horas úteis.

      O nosso horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, das 9h00 as 18h00. Sugerimos que efectue a sua marcação com uma antecedência de 48 horas para que consiga o horário mais conveniente para si.

      Para que chegue até às instalações da PKE de uma forma fácil e segura, conheça o melhor trajecto clicando em: https://www.pke.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=91&Itemid=17

      Em alternativa poderá utilizar as seguintes coordenadas GPS: +38° 38.665′, -8° 58.135′ ou +38° 38′ 39.90″, -8° 58′ 8.10″.

      Estamos sempre ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

      Convictos de que temos para lhe oferecer o melhor para si e para o seu veículo, esperamos em breve pela sua visita.

      Obrigado pela sua preferência e até breve.

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          Caro José Romão, o custo da eliminação da válvula EGR á sua viatura Toyota Auris 1.4 D4D de Dez de 2008 é de 395€.

  3. Tenho uma renault megane dci, de 2004.Não sei se tem 80, ou 105 cv. Aos 130km/h o carro leva um corte e aparece a informação no CB: “verificar injeção” Pode dizer-me o que será?
    Bem haja

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      Caro Luis Lemos,

      Antes de mias gostaríamos de lhe agradecer o seu pedido de informação.

      O melhor conselho que lhe podemos dar será para fazer um Diagnóstico electrónico na sua viatura, pois só assim saberá o verdadeiro erro que a viatura tem neste momento.
      Assim sendo se desejar poderá efectuar esse diagnóstico connosco, basta entrar em contacto através do numero 212801801, e fazer a sua marcação.

      Sugerimos que faça a sua marcação com uma antecedência de 48 horas para que consiga o horário mais conveniente para si. O nosso horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

      Convictos de que temos para oferecer o melhor para si e para o seu veículo, esperamos em breve pela sua visita.

      Obrigado pela sua preferência e até breve.

  4. Bom dia, tenho um peugeot 3008 de 112cv à dias apareceu-me luz do check do motor! Aparece quando se faz uma aceleração mais funda! Na peugeot foi diagnosticado erro egr e erro cod P0265 circuito alta injector 2! Quero meter 4 injectores novos. Sendo eu leigo na matéria de mecânica mas com conhecimentos de electrónica pergunto eu se o erro do injector 2 não poderá estar relacionado com a egr? Se não será melhor começar pela reparação/limpeza da egr antes de passar para os injectores.

    1. Boa noite Pedro. Se tem uma 3008 de 112 cv e tem erro nos injetores, aconselho a deslocar-se à Peugeot que certamente vão propor a substituição dos 4 injetores ao abrigo do programa recall da Peugeot dado que esse defeito nos injetores é do conhecimento da Peugeot. Com alguma certeza será apresentada a proposta de substituição dos injetores em que a Peugeot assume o encargo das peças e o clinte paga apenas a mão de obra. Terá um custo para o cliente na ordem dos 280 euros, iva incluido. Se optar por pagar a substituição dos injetores numa oficina fora marca irá ter uma despesa na ordem dos 1400 a 1600 euros. Foi o que aconteceu exatamente com a minha 308 de 112 cv, fui à peugeot.

      1. Mesmo que o erro neste momento seja apenas em 1 injetor, em breve irá ficar com os 4 injetores com erro e o motor irá funcionar aos soluços e irá acabar por entrar em mode safe ou seja pega e desliga logo.

  5. Boa tarde. Desliguei a egr num golf 1.6TDI na pke e, até à data, não tenho nada a dizer. Mas fui agora chamado à VW para corrigir o sw fraudulento. Como devo proceder? Obg

  6. Tenho Golf 4 tdi e comprei um vespa. Assim que trouxe a vespa o golf nunca mais foi o mesmo. Será que uma crise de ciúmes pode gerar o mau funcionamento da egr?

  7. Bom dia amigos, tenho uma ssangyong Actyon sports diesel ano 2009 e observei que o corpo de borboleta estava muito sujo, resolvi limpar e isolar a válvula egr. Gostaria de saber se isto irá prejudicar o motor da camionete.

  8. Boa tarde!
    Tenho um seat Leon 1.6 105cv de 2011, que comprei em 2013. Desde 2014 +/- de ano em ano tem levado uma válvula Egr, ou seja já lá vão 3. A última foi em maio deste ano. Esta semana voltou acender a luz, e novamente o erro da válvula egr. Estou achar esta situação muito estranha, alguém me pode com o que poderá estar acontecer?

  9. Tenho uma s10 98 e ela começou a falhar muito e consequentemente o freio tbm falhava, resolvi desligar a mangueira da valvula egr e tapei a mangueira, com isso ela parou de falhar mas não sei se tem problema deixar essa mangueira desligada. Pode responder?

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      Caro Lucas,

      Não tem qualquer tipo de problema. Pode deixar exactamente como está.

      Em caso de duvida não hesite em nos contactar.

  10. Bom dia amigo tenho uma van multa get 2015 e a um ano e cinco meses fis a limpeza da válvula EGR agora tenho percebido que precisa de uma nova segunda limpeza.tenho visto pessoas diser que desligaram e os problema acabaram,mas não sei se essa é a melhor coisa a fazer.queria saber se ao desligar não acarretará futuros problema ao motor.

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      Caro Edilso Almeida

      Antes de mais, gostaríamos de agradecer o seu pedido de informação.

      A solução EGRoff consiste no anulamento das funções de monitorização e gestão da válvula de recirculação de gases de escape (EGR), permitindo que o fluxo de gases entre o escape e a admissão seja separado fisicamente e definitivamente, sem que isso crie alertas de avaria no sistema de diagnóstico do veículo, ficando o motor com um funcionamento perfeitamente normal e com vantagens ao nível da não contaminação do colector de admissão e aumento das performances da sua viatura.

      Esta solução é adequada aos modelos que comprovadamente dão problemas de EGR, cuja substituição é cíclica e onerosa.

      Assim sendo, tendo em conta que a sua viatura já apresenta problemas a nível da válvula EGR, aconselhamos a sua eliminação.

      Estamos sempre ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

  11. Boa noite
    Tenho um Peugeot 406 coupé 2,2HDI de 136cv do ano de 2003.
    Adquiri o mesmo há cerca de 5 anos com 163.000Km. Neste momento tem 220.000Km
    O carro desde que o tenho responde mal quando está em baixa rotação (quando comparo, por exemplo, com o dos meus pais – Também 406 versão familiar de 2001 – 2.0HDI 110cv).Começando apenas a responder a partir das 1800rpm
    Mas o problema maior acontece por vezes em que o carro deixa mesmo de puxar (independentemente da rotação a que vai), surgindo a mensagem no C. Bordo – “Anomalia Anti-Poluição”. Nesse momento acende-se também no painel de instrumentos a luz indicadora de autodiagnóstico do motor.
    Já me falaram que o problema podia ser da EGR, do FAP, injetores, turbo, etc… o meu mecânico também não me está a conseguir resolver o problema. Podiam dar-me a vossa opinião? Obrigado

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      Caro Emanuel Rainho,

      Antes de mais gostaríamos de lhe agradecer o seu pedido de informação.

      Depois de analisarmos a sua mensagem, aconselhamos vivamente a que efectue um diagnóstico completo à sua viatura antes de proceder a qualquer reparação, para que desta forma tenha a certeza de quais as verdadeiras anomalias da sua viatura.
      Poderá realizar este diagnóstico nas nossas instalações mediante marcação prévia através do numero 212 801 801.

      Convictos de que temos para oferecer o melhor para si e para o seu veículo, esperamos em breve pela sua visita.

      Obrigado pela sua preferência e até breve.

      1. Boa noite.
        Tenho uma 307 1.4 HDi de julho de 2002 com 243000km; comprei em 2005 com cerca de 40000km. Desde há 4 anos que tem o mesmo problema que o Sr Emanuel Rainho relata.
        Já foi diversas vezes ligada à máquina para fazer diagnóstico e nunca foi identificado nenhum erro com exatidão.
        Pode andar dias com a luz do motor acesa e a mensagem “Anomalia Anti-Poluição” ao ligar, sem mais reações, como também pode desligar-se a qualquer momento sem aviso nenhum; dando à chave logo de seguida, liga normalmente e então surge a luz e a mensagem.
        Já fui a várias oficinas, incluíndo à Peugeot, e ninguém me sabe dizer qual é o problema. Posso ainda acrescentar que, este modelo não tem filtro de partículas, o catalisador foi mudado à cerca de 7 anos, o turbo foi substituído este ano (há 5 meses), sensores no acelarador e na embraiagem também, mas continua com o mesmo problema.
        Se entretanto tiverem outra sugestão, fico muito grata.

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          Cara Carla Santos,

          Antes de mias gostaríamos de lhe agradecer o seu pedido de informação.

          O melhor conselho que lhe podemos dar será para fazer um Diagnóstico electrónico completo na sua viatura complementando com investigação profunda, pois só assim saberá o verdadeiro erro que a viatura tem neste momento.
          Assim sendo se desejar poderá efectuar esse diagnóstico connosco, basta entrar em contacto através do numero 212801801, e fazer a sua marcação.

          Sugerimos que faça a sua marcação com uma antecedência de 48 horas para que consiga o horário mais conveniente para si. O nosso horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

          Convictos de que temos para oferecer o melhor para si e para o seu veículo, esperamos em breve pela sua visita.

          Obrigado pela sua preferência e até breve.

  12. Boa noite, tenho um veículo 1.6 tdi 105 cv, problemas não faltam, acima das 2500 rpm acende luz da resistência e baixa velocidade para 50 km hr, que poderá ser e o melhor a fazer? Obg

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      Caro João Damasceno,

      Antes de mais gostaríamos de lhe agradecer o seu pedido de informação.

      O que lhe aconselhamos é que efectue um diagnóstico à sua viatura de forma a que possamos saber com exactidão todas as anomalias que a sua viatura tem.

      Sugerimos que faça a sua marcação através do numero 212 801 801 com uma antecedência de 48 horas para que consiga o horário mais conveniente para si. O nosso horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

      Convictos de que temos para oferecer o melhor para si e para o seu veículo, esperamos em breve pela sua visita.

      Obrigado pela sua preferência e até breve.

  13. Boa tarde, tenho uma Renault master 2012, senti perda de rendimento no motor e me foi pedido a substituição da EGR e do corpo de borboleta, gostaria de saber se isso procede. O computador acusou falha na EGR. posso eliminar esta valvula sem que venha prejudicar o motor no futuro?

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      Caro Anderson Machado,

      Antes de mais, gostaríamos de agradecer o seu pedido de informação.

      A solução EGRoff consiste no anulamento das funções de monitorização e gestão da válvula de recirculação de gases de escape (EGR), permitindo que o fluxo de gases entre o escape e a admissão seja separado fisicamente e definitivamente, sem que isso crie alertas de avaria no sistema de diagnóstico do veículo, ficando o motor com um funcionamento perfeitamente normal e com vantagens ao nível da não contaminação do colector de admissão e aumento das performances da sua viatura.

      Esta solução é adequada aos modelos que comprovadamente dão problemas de EGR, cuja substituição é cíclica e onerosa.

      Sugerimos que faça a sua marcação através do numero 212 801 801 com uma antecedência de 48 horas para que consiga o horário mais conveniente para si. O nosso horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

      Convictos de que temos para oferecer o melhor para si e para o seu veículo, esperamos em breve pela sua visita.

      Obrigado pela sua preferência e até breve.

  14. Boa noite tenho um Opel astra 1.3 cdti a dias o carro de a sensação que tem uma perdas de rendimento com o consumo a subir .fui a boch disseram que era o filtro de partículas obstruí do 82% disseram para fazer uma viagem longa em baixa rotação .mas eu não fiquei convencido fui novamente a boch mas a outra disseram que era da válvula Egr .peço se puder dar uma opinião .

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      Caro Álvaro Costa,

      Antes de mais gostaríamos de lhe agradecer o seu pedido de informação.

      Para melhor o ajudarmos aconselhamos a que efectue um diagnóstico à sua viatura nas nossas instalações, e assim termos uma base de trabalho para melhor o aconselhar sobre o que realmente fazer com a sua viatura.

      Sugerimos que faça a sua marcação através do numero 212 801 801 com uma antecedência de 48 horas para que consiga o horário mais conveniente para si.

      O nosso horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

      Estamos sempre ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

      Convictos de que temos para lhe oferecer o melhor para si e para o seu veículo, esperamos em breve pela sua visita.

  15. Quanto me custa fazer um teste de diagnóstico ao meu Mercedes E 220 de 2004. Tenho problemas com filtro de partículas e EGR.

    Jacinto Baleia

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      Caro Jacinto Baleia,

      Antes de mais gostaríamos de lhe agradecer o seu pedido de informação.

      O preço do nosso diagnóstico é de 60€ (IVA Incluído).

      Sugerimos que faça a sua marcação através do numero 212 801 801 com uma antecedência de 48 horas para que consiga o horário mais conveniente para si. O nosso horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

      Convictos de que temos para oferecer o melhor para si e para o seu veículo, esperamos em breve pela sua visita.

      Obrigado pela sua preferência e até breve.

  16. Boa noite. Tenho um golf 5 1.4 90cv e ele a semana passada acendeu a luz do motor.. Fui ao mecanico e ele pela centralina viu que era da egr… O que ele me disse fui que vai desativar a erg para nao voltar a acender a luz.. Havera algum problema ao fazer isso?

  17. Tenho um Fiat Línea multijet 90 cavalos com 200.000 kms
    Apareceu alarme erro EGR com a
    mensagem Mandar controlar motor. O que devo fazer? O carro está a andar normalmente.Obrigado pela informação.

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      Caro Jorge Ferreira,

      Antes de mais, gostaríamos de agradecer o seu pedido de informação.

      A solução EGRoff consiste no anulamento das funções de monitorização e gestão da válvula de recirculação de gases de escape (EGR), permitindo que o fluxo de gases entre o escape e a admissão seja separado fisicamente e definitivamente, sem que isso crie alertas de avaria no sistema de diagnóstico do veículo, ficando o motor com um funcionamento perfeitamente normal e com vantagens ao nível da não contaminação do colector de admissão e aumento das performances da sua viatura.

      Esta solução é adequada aos modelos que comprovadamente dão problemas de EGR, cuja substituição é cíclica e onerosa. Não aconselhamos a sua aplicação generalizada.

      Incluímos também a anulação física do fluxo da EGR, oferecendo-lhe deste modo uma solução chave na mão.

      Para o seu Fiat Linea, a solução EGRoff tem o preço de 295€ (preço chave na mão).

      O tempo previsto para a execução total da solução EGRoff é de 4 horas úteis.

      O nosso horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, das 9h00 as 18h00. Sugerimos que efectue a sua marcação com uma antecedência de 48 horas para que consiga o horário mais conveniente para si.

      Para que chegue até às instalações da PKE de uma forma fácil e segura, conheça o melhor trajecto clicando em: https://www.pke.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=91&Itemid=17

      Em alternativa poderá utilizar as seguintes coordenadas GPS: +38° 38.665′, -8° 58.135′ ou +38° 38′ 39.90″, -8° 58′ 8.10″.

      Estamos sempre ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional.

      Convictos de que temos para lhe oferecer o melhor para si e para o seu veículo, esperamos em breve pela sua visita.

      Obrigado pela sua preferência e até breve.

  18. Bom, por aquilo que li, a válvula EGR é mesmo uma maldita. Tenho um golf 6 tdi de 2010 e a única dor de cabeça que me deu e tem dado, é essa maldita válvula EGR. Já a mudei 5 vezes em 8 anos. E agora talvez terei de mudar também novamente a bomba de água elétrica, pois já a mudei uma vez em 2015. Parece-me que podem estar interligadas nas avarias segundo a versão da VW.Pensei que tinha comprado um carro para não dar problemas, mas infelizmente não é o que tem acontecido, por força das avarias das válvulas EGR. E que caras que elas ficam…

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      “Caro Sr. Domingos,

      Antes de mais gostaríamos de agradecer o seu pedido de informação.

      No entanto e para melhor o podermos ajudar, indique-nos p.f. qual a motorização, potência e ano da sua viatura.

      Obrigado pela sua preferência e até breve.

  19. bom dia tenho um opel corsa 1.300 com 105.000 km acendeu a luz de mutor fui ao mecanico ele disse que era a valvula egr e que podia ileminala . A minha perguntei se faz mall andar com o carro assim ? com a luz de mutor acesa é que so tenho desponiblidade de tempo daqui a uma semana . no livro do carro diz logo para ir imediatamente a ofecina outra pergunta e se a ileminaçao dessa dita valvula egr que problemas mais tarde podera vir a trazer? desculpem estas pergumtas basicas masde carros não percebo nada . abraço e obrigado

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      Boa tarde, segundo a sua descrição sugerimos que resolva o problema logo que tenha disponibilidade para tal.

      A solução EGRoff consiste no anulamento das funções de monitorização e gestão da válvula de recirculação de gases de escape (EGR), permitindo que o fluxo de gases entre o escape e a admissão seja separado fisicamente e definitivamente, sem que isso crie alertas de avaria no sistema de diagnóstico do veículo, ficando o motor com um funcionamento perfeitamente normal e com vantagens ao nível da não contaminação do colector de admissão e aumento das performances da sua viatura.

      Esta solução é adequada aos modelos que comprovadamente dão problemas de EGR, cuja substituição é cíclica e onerosa. Não aconselhamos a sua aplicação generalizada.

      Incluímos também a anulação física do fluxo da EGR, oferecendo-lhe deste modo uma solução chave na mão.

      Para o seu Opel Corsa, a solução EGRoff tem o preço de 295€ (preço chave na mão).

      O tempo previsto para a execução total da solução EGRoff é de 4 horas úteis.

      O nosso horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, das 9h00 as 18h00. Sugerimos que efectue a sua marcação com uma antecedência de 48 horas para que consiga o horário mais conveniente para si.

      Para que chegue até às instalações da PKE de uma forma fácil e segura, conheça o melhor trajecto clicando em: https://www.pke.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=91&Itemid=17

      Em alternativa poderá utilizar as seguintes coordenadas GPS: +38° 38.665′, -8° 58.135′ ou +38° 38′ 39.90″, -8° 58′ 8.10″.

  20. Boa noite tenho um vw polo 1.2 de 2006 comprei á 4 meses mas acendeu a luz de motor onde ja levou velas uma bobina e um 2 cilindro mas continua na mesma com a luz de motor acesa e o motor a oscilar onde por vezes nao passa das 2 mil rotações o que poderá ser espero resposta

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      Cara Carla Morgado,

      Antes de mais muito obrigado pelo seu contacto e descrição do breve histórico de anomalias na sua viatura. Para a podermos ajudar com eficácia sugeria agendar um diagnóstico eletrónico para que possamos analisar a sua viatura. Para agendar basta que ligue o 212 801 801

  21. Bom noite, tenho um Opel insignia 2011 2.0 o carro andava com a perda de potência e com a luz avisar que o filtro de partículas estava cheio, foi a auto estrada com o carro entretanto ficou razoável, entretanto limpei a egr e o pequeno tubo curvado, que fica mesmo ao lado estavam muito sujos com aquela pasta horrivel ( conduzo muito na cidade e não pucho muito pelo carro, no fim da limpeza foi dar uma volta , e o carro está muito mais solto a fazer bons consumos, mas derrepente ficou igual , com falta de potência de vez em quando fica bom mas entretanto reparei que o reservatório está a mandar água fora e a borbulhar , será alguma fuga de conpressão ou a junta da cabeça a dar o berro? Ou o sistema de refrigeração entupido ? Obrigado pela atenção

  22. Ou será que o sistema de admissão está muito entupido com aquela pastosa dos vapores do óleo e voltou a bloquear o sistema egr , é que o carro seja em 4 ou em 5 não passa dos 120km/h e desengatado não passa das 3000rpm so as vezes!! Que confusão !!! :((

  23. Parece que o carro está a trabalhar a meio gás tipo 3 cilindros, isto um Diesel que granda confusão, obrigado pela dica é atenção

  24. Boa tarde, tenho uma Discovery 3 2006/2007, quando ligo o carro pela primeira vez no dia ele pega normal, mas qualquer outra “batida de chave” depois, ele liga e apaga, a rotação da lenta sobe, falha e por fim apaga, mas se acelerar um pouco ele nao “morre” e funciona normalmente. OBS: no painel não ascende nenhuma luz de advertência. Pode ser o EGR ou teria outro ponto a analisar?

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      Boa tarde sugerimos que faça um diagnóstico eletrónico para detetar a origem da anomalia na sua viatura.

  25. Tenho um vw golf 6 e mudei a EGR acedeu a luz da resistencia e do motor e a luz vermelha dodoleo, tive na vw e disseram que sao os injectores e que o oleo esta misturado com o gasoleo e quando aquece acende a luz do oleo, sera isto mesmo? terei de mudar os injectores e o oleo?

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      Sugerimos que peça uma segunda opinião numa empresa de serviços especializados, como por exemplo a Marcodiesel.

  26. Boa tarde, tenho um Opel Corsa 1.3 cdti 70cv que recentemente acendeu a luz de motor em auto-estrada (ia a 140km/h) e o motor perdeu rendimento (safe mode), mas depois a luz apagou-se quando desliguei o carro. No dia seguinte liguei-o e tenho andado com ele sem problemas (em percursos citadinos). Já tive problemas no passado com a EGR que mandei limpar por duas vezes mas nunca ficou 100% ok… Sinto também que quando o ligo ele começa a soluçar mas depois de duas aceleradelas lá fica a funcionar normalmente. Voces conseguem verificar o erro que apareceu? O eliminar da EGR tem que se efetuar primeiro a limpeza da mesma?

  27. Boa noite o meu carro wv 2011 dá os seguintes erros na sonda lambad 17811; 16526; 16785. O mecânico diz que pode ser água na gasolina se a sonda estivesse mesmos estragada não deixava apagar a luz. Ele apaga a luz e passado um dia volta aceder. O que pode ser? Tenho mesmo que mudar a sonda?

  28. Boa tarde
    Tenho um Ford Fiesta 2008 Outubro, foi comprado no lançamento. Tem um motor PSA 1.4 Tdci de 64 cavalos.
    Desejo saber se há algum problema grave que tenha surgido até hoje com estes motores, passo a citar os sintomas. Em percursos longos acima de 2000 rotações, principalmente com ar condicionado ligado, o carro começa a soluçar e a perder velocidade, até ligar a luz de aviso de motor e faz um corte de emergência em pleno andamento, encosto e o motor fica a dar socos secos. Desligo, espero poucos minutos e volto a ligar, fica normal. Noutra situação dá os socos secos no motor e não passa das 2000 rpm.
    O motor volta sempre ao normal. Já me disseram várias coisas, pode ser um curto circuito (cabos a tocar), pelo ruido do trabalhar do motor, os jnjetores estão a funcionar bem, embora o primeiro erro na centralina, fosse do injetor 4.
    Já me disseram que a centralina pode estar mal programada, será que a tenho de reprogramar?
    O problema parece eletrônico e não mecânico.
    Nem sei por onde começar… a EGR faz estes sintomas?

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